segunda-feira, 28 de abril de 2008

O google na vida de um pesquisador

No Brasil o site do Google já virou sinônimo de pesquisa. Viver na era da informação sem o principal site de bucas na internet parece uma missão quase impossível. Não é por menos que a maioria dos pesquisadores exploram diariamente o google e as ferramentas que ele oferece. Um desses pesquisadores é o professor Doutor em Sociologia Daniel Pinheiro, que diz usar o Google diariamente no trabalho, já que tem grande interesse por gestão da tecnologia da informação. Daniel, que leciona a disciplina de Ciência da Informação e coordena o Núcleo de Pesquisas em Ciências Humanas da Unifor – NUPECH, destaca na entrevista a seguir, as principais ferramentas que utiliza, além de destacar os rumos que o Google, mesmo com tantas ferramentas, ainda pode alcançar. Confira! (foto: Daniel Pinheiro - por Bruno Anderson).

BRUNO - Na sua opinião, quais as principais ferramentas do Google?
DANIEL - Para o meu trabalho de professor, a barra de ferramentas do Toolbar, o Google Desktop e o Firefox são, para mim, ferramentas imprescindíveis.

B - Como o Senhor utiliza no trabalho as ferramentas que você citou?

D - O FireFox, por exemplo, me permite, às vezes, visualizar bem melhor alguns sítios. Principalmente os sítios montados por pesquisadores, por que já foram feitos para serem visualizados por ferramentas como o FireFox, então, por exemplo, o visual do FireFox comparado ao do Internet Explorer oferece um olhar diferente da minha própria página
. No FireFox a enquete fica do lado direito com uma resolução. Quando eu abro essa mesma página no Explorer, ela não tem o mesmo desenho, por que ela foi feita para ser visualizada pelo FireFox. Um segundo ponto é que onde eu estiver trabalhando o FireFox é mais rápido, independente de onde você está. Outro ponto é que tem uns arquivos que eu geralmente não localizo (no Explorer). Eu não conseguia localizar o texto pelo Explorer e entrei pelo Firefox e encontrei o texto.

B - E as outras duas ferramentas, o Google Desktop e o Toolbar...

D - O Google Desktop permite que se eu tentar localizar um documento pelo windows, você falta não achar o documento, aqui (na página do Desktop) eu procuro um documento que está ou esteve aqui e consigo abrir. Por exemplo, eu coloco uma palavra-chave e ele vai à procura do texto e ele procura por textos que as palavras estejam nessa ordem. Se eu inverter, ele me dá outros textos. De maneira muito rápida ele me dá uma economia de tempo. Já o Barra Toolbar altera a aparência do Explorer. Ele torna o Explorer mais rápido do uso que eu dou a ele. Na barra do Toolbar, eu encontro algumas coisas que para mim são interessantes, como por exemplo, eu tenho o Gmail já disponível, a pesquisa no meu computador já disponível com o Google Desktop, uma pesquisa do Google acadêmico, um navegador específico de notícia, o Orkut, ele me dá o ranking das páginas, que eu posso também trabalhar com isso, e ele me dá uma busca na internet.

B - Das ferramentas do Google, qual a que o Senhor acha mais importante?
D - O Google Desktop, porque ele localiza rapidamente informações qu estão ou estiveram no meu próprio computador. E o Firefox que me permite uma boa visualização dos sítios que usam aplicativos "free", que são bons, não-pagos e livres, ou foram feitos a partir da base Linux.

B - Professor, que cuidados devemos ter com os sites listados pelo Google?
D - É preciso ter um Firewall para alertar quanto ao riscos de estar acessando sítios de "crackers" e um anti-vírus atualizado. Um firewall é um conjunto de programas correlacionados, localizado numa rede, que protege os recursos de uma rede privada de usuários de outras redes. O termo também implica a política de segurança que é utilizado com os programas.

B - O site Google é, sem dúvida, o mais acessado no Brasil para fazer pesquisas. No entanto, a maioria dos usuários demora horas para fazer pesquisas simples. O que podemos fazer, tendo em vista que o Senhor já está acostumado com pesquisas no Google, para otimizar o nosso tempo de pesquisa nesse site?
D - Primeiro, é preciso saber exatamente o que se deseja, se é documento acadêmico, artigo de periódicos científicos ou texto genérico. Segundo, para recuperar esse texto, é importante saber quais as palavras-chave que se vai buscar, pois, só as duas primeiras páginas da busca no site google.com.br são aproveitáveis. Esqueça o resto. Terceiro, seja qual for o sítio de busca que se use, todos são imperfeitos. Todos têm "bugs". Nunca use somente um. Há outros. Veja também as ferramentas como achei aqui, Msn ou a Yahoo. Elas são muito boas.

B - O que ainda falta se criar no google ?
D -
Uma ferramenta de Techweb que permita localizar imagens. No máximo se consegue hoje localizar o nome do arquivo de imagens ou o sítio onde a imagem pode estar.

B - Enfim professor, para encerrarmos, qual a importância que essas três ferramentas que o Senhor citou no início da entrevista tem no seu trabalho, cotidianamente?
D - A tarefa de um pesquisador de formação mais rigorosa, mais crítica, é propor e testar teorias. A gente testa teorias com diversas estratégias. Uma delas é testando levantar hipóteses a partir de determinada uma teoria e, em seguida, discutir essas hipóteses, para saber se elas são verdadeiras ou falsas, se elas se aplicam ou não se aplicam. Nessa teoria uma informação em formato digital, como eu encontro no Google, me permite coisas que eu não conseguiria fazer com facilidade se eu tivesse com o texto impresso em mãos. Por exemplo, descobrir quantas vezes ele (o autor) utiliza a palavra 'lógica' no texto ou se ele não usa a palavra no texto. Então, essa é a uma vantagem importante, porque ela (ferramenta) me dá agilidade, me dá velocidade tanto na localização do texto quanto na localização da recuperação da informação. Essa então é a vantagem de usar essas três ferramentas.

4 comentários:

Marcos Lee disse...

Muito legal a iniciativa de entrevistar um pequisador.Como é possível melhorar, poderia somente consertar algumas falhas de digitação.

Natália Valle disse...

Bruno, gostei muito da sua matéria porque ela tem tudo a ver com o tema proposto em sala a ser pesquisado sobre o as ferramentas do google e trazê-lo em forma de entrevista. Acho que melhor impossível! Entrevistar um cientista na área foi interessante porque ele lida direto com esse tipo de tecnologia do google. Enfim, a matéria está ok e as perguntas estão bem direcionadas.

clarissa capistrano disse...

Gostei muito da entrevista. Acho que o Bruno abordou bem as qustões sobre as ferramentas do google. E ainda completou com foto...Parabéns!Me ajudou no direcionamento da minha entrevista!

Bem estar em casa, no trabalho, na família e no convívio. disse...

Obrigado, BRUNO, por estar crescendo a cada dia como pessoa e como trabalhador. Isso enche de alegria meu coração e professor.
Se precisar de ajuda, conte comigo.
---Daniel Pinheiro