terça-feira, 11 de março de 2008

O diferencial do Blogjornalismo

Velocidade na informação e interatividade acabam sendo os fatores que mais diferenciam o blog jornalístico de outras categorias do jornalismo.

O diferencial dos blogs jornalísticos está na velocidade com que as notícias são atualizadas, além de é claro, na aproximação entre jornalista e leitor, através das ferramentas de interatividade que um blog oferece. Além dessas vantagens, os blogs noticiosos ajudam a promover espaços de discussão e troca de informações.

Os blogs jornalísticos começaram a ganhar destaque no mundo durante os atentados de 11 Setembro às Torres Gêmeas, em Nova York (2001). Na ocasião, os principais sites de notícias do mundo se viram diante de um grande desafio: fazer uma boa cobertura da tragédia. Os principais veículos de comunicação (rádio, TV e jornais) tinham dificuldades para transmitir informes sobre o fato e a internet não suportava os inúmeros acessos que congestionavam a rede.

Surgia então, a oportunidade para os diários virtuais, os blogs, divulgarem relatos e informes sobre a tragédia, de uma maneira mais rápida que os demais meios. Nesta cobertura, o diferencial dos blogs estava na forma como as informações eram passadas, através de uma linguagem mais "leve" e cheia de impressões, apresentando um tom subjetivo a um fato que abalou o mundo. E é a partir daí que os blogs passam a adotar um caráter mais jornalístico do que pessoal (de diário virtual a produto jornalístico).

Depois disso, os grandes jornais do mundo inteiro passaram a contratar blogueiros para fazerem coberturas de guerras e fatos importantes. Começa aí, a “onda” de jornalistas que passam a ganhar dinheiro com os seus blogs. No Brasil, o primeiro jornalista a lucrar com a criação de blogs foi Ricardo Noblat. Atualmente o blog de Noblat é financiado pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Tatiana Marques. disse...

Olá!! Bem, de fato, o blog permite uma maior discussão sobre algum assunto em pauta justamente porque o blogueiro comenta a notícia e, como vc disse, dá suas impressões e um caráter mais subjetivo para elas. Isso amplia o debate de idéias e possibilita outros olhares e versões para o fato. Entretanto, por esse caráter analítico, fica difícil encontrar uma informação isenta e imparcial(se existe). Eis o perigo de se informar apenas por meio de blogs. Na verdade, eles devem ser um complemento, mais um meio de informação, não o único.
Há, acho melhor tirar o negrito do texto, está muito pesado. ;)
BJ
Taty

Armando Nóbrega disse...

Olá! Percebi nos dois textos uma mesma característica que, na minha opinião, deixam os textos desinteressantes, que é uma estrutura parecida com a de um jornal convencional. Pura informação, sem opinião, sem curiosidades... Se alguém quer ler apenas a informação procura direto a fonte, o jornal, ou a própria Wikipédia e não um blog. Contudo, considero os textos bem escrito, apenas não estão interessantes.
Visualmente, também acho que poderia estar mais "leve". Eu não colocaria os subtítulos daquela maneira... quero dizer, daquela cor, daquele tamanho, enfim, mudaria aquela formatação. Abraço!
Armando Nóbrega.